Amo tudo aquilo que faz parte do meu mundo

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Aves comuns em Iguape

Frango D'água

                      
O frango d'água é encontrado em quase todo o mundo. Vive sozinho ou em pequenos bandos na beira dos banhados ricos em vegetação. Pode locomover-se de várias maneiras. Geralmente nada entre os juncos, comendo os insetos que encontra. Mas é também capaz de caminhar sobre folhas flutuantes. Ao menor sinal de perigo, ele corre pela superfície da água até atingir velocidade suficiente para levantar vôo. Seu vôo é lento e ele nunca se afasta muito da água. Mas sua segurança está mesmo no mergulho; ele desaparece rapidamente das vistas do inimigo, nadando vigorosamente com as asas. Sobe à superfície para respirar e torna a mergulhar, imediatamente.

Garça Moura
                                                 Fonte:  http://creative.ly/item/380238/2WK8T
Moura vivem em casais ou em pequenos grupos à beira de rios e lagos, pouco presente no Valo Grande e Mar Pequeno, mas é posível visualizá-las nas águas de Iguape. A ave se alimenta, basicamente, de peixe e outras presas aquáticas. Captura presas de lugares mais fundos, os quais outras garças não conseguem alcançar. Com aproximadamente 125 cm, é a maior garça do Brasil. Possui a face branca e preta, com o loro azul-claro. O resto do corpo é coberto por penas azuis-cinzas e com manchas pretas na altura do flanco e do abdomem. Além disso, suas patas são negras e seu bicos é amarelo.
      
      Garça Branca Pequena




                                               Garça Branca Grande

Garça branca grande, trata-se de uma ave completamente branca, a não ser pelo bico, longo e amarelado, e as pernas e dedos pretas. Mede, em média, 90 cm. Se alimenta de presas aquáticas, depois de aproximar-se sorrateiramente com o corpo abaixado e o pescoço recolhido e bicar seu alimento, esticando seu longo pescoço.
Outra espécie de ave é a garça branca pequena, talvez a mais comum entre as aves grandes que vivem aos arredores de Iguape. A garça branca pequena tem a penagem branca, bicos e pernas negros.

                                                            Garça Azul            
Esta é uma garça azul, também conhecida como garça morena. A garça azul não é tão abundante, é até mesmo raro ver uma, elas andam sempre solitárias, pousadas ou voando sobre o Mar Pequeno.

                                                              Colhereiro
Esta foto que foi tirada no Mar Pequeno é de uma espécie de aves chamada colhereiro. O colhereiro é uma ave pernalta de pescoço longo. O nome se deve ao formato de colher que o bico dessas aves possui. Com ele, a ave revolve o fundo dos ambientes aquáticos em que vive, em busca de alimento. Vive em pequenos bandos ou solitariamente e se alimenta de peixes, crustáceos, insetos e moluscos.



                                                           Biguás  
Os biguas são muito frequentes em Iguape, medindo cerca de 75 cm de comprimento tem coloração negra, saco gular amarelo e tarsos negros. Também são conhecidas pelos nomes de biguá-una, imbiuá, mergulhão, miuá e pata-d'água. Esse magnífico animal carece da glândula uropigial, que libera substâncias que deixam as penas impermeáveis a água por isso apresenta vantagem em relação aos outros pássaros na hora da caça, já que com a água suas penas se tornam mais pesadas e retém menos ar, fazendo com que ele mergulhe mais rapidamente. O nome biguá vem do tupi Mbiguá, que foi aportuguesado com o tempo.

                                                              Guarás
                                   Fonte: http://www.multicipios.com.br/2010/07/10/guara-vermelho/
Esta foto é de um grupo de guarás. O guará é ave exótica ameaçada de extinção e que você encontra em Iguape. Apesar dessa foto datar de 2005 e nào ter procedência segura, em julho de 2009, observei um grupo de pelo menos 15 deles. O guará mede cerca de 50 a 60 cm. Possui bico fino, longo e levemente curvado para baixo. A plumagem é de um vermelho muito forte, por causa de sua alimentação à base de um certo caranguejo que possui um pigmento que tinge as plumas.

                                                            Gaivotas

Nesta foto encontra-se duas gaivotas, é comum observá-las entre o Valo Grande e o Mar Pequeno, elas estão sempre a espreita esperando que algum pescador jogue alguma manjuba. As gaivotas são aves marinha abundantes no Brasil, nào sendo nenhuma novidade, mas por sinal são muito lindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário